Rodas e Pneus: Deve-se observar se ele não possui bolhas, ou sulcos menores que 1,6mm. Antes de cair na estrada, cheque também a pressão dos pneus, é importante ficar atento à quantidade de pessoas e bagagem, pois esta condição exige pressões diferentes. O alinhamento também é imprescindível.

Para as rodas, verifique se não existe amasso, trincas ou quebras.

Triângulo, Macaco e Chave de roda: Verifique e também faça um teste.

Alinhamento e barulhos na suspensão: O alinhamento muitas vezes pode enganar o motorista, pois só nota-se a necessidade dele, quando o carro atinge alta velocidade, ou seja, te pegará desprevenido em alta estrada! Portanto não arrisque. Fique atento também se seu carro tem feito barulhos ou rangidos, caso isto ocorra, procure resolver o quanto antes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada.

Fluidos: Antes de viajar, verifique a validade e nível de todos os fluidos e filtros como líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção e embreagem e combustível do reservatório de partida a frio.

Sistema elétrico: Lanternas, faróis e piscas. Lembre-se, o farol não é feito apenas para que você enxergue, mas também para que os demais condutores tenham clara visão de seu carro.

 

Sistema de limpeza de vidros: Verifique o nível do reservatório de limpeza e palhetas, além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores. A sujeira reflete a luz e pode causar sérios problemas, como de acidentes ou ainda fazer com que o motorista tenha que parar em algum acostamento.

Combustível e lubrificantes: Não é novidade que muitos postos comercializam combustíveis adulterados ou de baixa qualidade, procure sempre postos autorizados. Em situações de urgência, coloque o mínimo necessário para chegar até um posto de confiança.