Aconteceu na manhã da terça-feira, 29, o lançamento da Rio Preto Franchising Business com a palestra do diretor executivo da ABF - Associação Brasileira de Franchising, Ricardo Camargo, no Salão Nobre da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto). O evento reuniu autoridades do setor e empresários de Rio Preto e região.

Com a palavra, Adriana Neves, presidente da Acirp, ressaltou o município como berço do franchising e detentor de novas marcas. “É um orgulho Rio Preto ser o nascedouro dessas empresas”, afirma a presidente.


A palestra de Ricardo Camargo aguçou o conhecimento dos presentes e mostrou uma análise macroeconômica do segmento de franchising. Segundo ele, dos quase 200 milhões de habitantes no Brasil, atualmente 180 milhões têm potencial de compra, consequência da transferência de renda que formou a nova classe C. Esses números incentivam a economia e trazem bons consumidores.

“Em nível mundial, o Brasil é hoje o maior frigorífico do mundo, o 4º mercado de automóveis, o 6º com a menor taxa de desemprego (6,2%) e a ABF já é a 2ª maior entidade de franchising do mundo”, apontou Camargo. O país está em um bom momento econômico. “O mundo está abrindo as portas para o Brasil e estamos ganhando o respeito no mercado internacional”.

Camargo deu como exemplo a situação dos brasileiros na entrada nos Estados Unidos. “O visto foi facilitado e muitos vendedores em Miami falam português para atenderem a demanda do consumo brasileiro. Estimulamos o turismo com mais visitas, só perdendo para a China, mas as compras do brasileiro são muito maior, e o tempo do visto, que antes era de 5 anos, agora foi estendido para 10”, diz.

Pelo território brasileiro, 93.098 lojas são franqueadas, colocando o Brasil no 6º lugar no ranking de unidades do mundo, sendo o primeiro lugar ocupado pelos Estados Unidos.

Considerando dados nacionais, o Nordeste chama a atenção. Pela primeira vez, a região leva o segundo lugar no ranking de unidades franqueadas, com 15,6% do total, acima dos 14,1% da região Sul. “Não é que houve queda no Sul, mas um avanço significativo no Nordeste”, explica o palestrante. Ele aponta os setores têxtil e de calçados como os principais responsáveis pelo crescimento do mercado no Nordeste. O primeiro lugar absoluto é do Sudeste, com 57,6% das unidades no Brasil.

Diante desse sucesso, o interior do Estado de São Paulo é considerado o segundo polo gerador de franquias do País e São José do Rio Preto, a capital interiorana das franquias. No interior são R$ 6 bilhões de faturamento anual e R$ 1,1 bilhão só em Rio Preto. São 3600 franquias operando que geram 27 mil empregos diretos. “Não há dúvidas de que a cidade detém o perfil empreendedor. Aqui é possível encontrar um comércio de rua muito forte e a existência de vários shoppings que aquecem o setor de franchising abrindo cada vez mais oportunidades para empresários que desejam lançar novas marcas no mercado nacional e até mundial. Não podemos esquecer que daqui também saíram grandes ideias de negócios como as franquias de spas e a rede náutica que será apresentada na feira da ABF em São Paulo”, acrescenta Camargo.

Com informações importantes e de relevância para quem esteve presente, o evento teve seu encerramento com um delicioso brunch. A Rio Preto Franchising Business 2012, maior feira do setor no interior, é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto (Semdec), Lacerda Comunicação e Cia de Franchising.

Fonte: www.falandodevarejo.com

www.olhovivovistorias.com.br