IPVA dos carros deve cair cerca de 10,5% em SC

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) para 2013 deve ficar em média 10,5% mais barato para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Fazenda publicou portaria 315/2012 com os valores a serem pagos pelos contribuintes, calculados com base na tabela divulgada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que passam a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
“A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo. Com a redução do IPI, o preço dos veículos zero quilômetro caiu, o que automaticamente proporcionou uma queda no valor dos veículos usados”, explica o secretário da Fazenda, Nelson Serpa. Em Santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo e representa a alíquota mais baixa entre os Estados do Sul e São Paulo.
As datas de pagamento permanecem as mesmas e o proprietário tem a opção de quitar o valor integral do imposto de uma única vez ou então parcelar em até três vezes sem juros. Atualmente, o Estado conta com uma frota de aproximadamente 3,9 milhões de veículos. A previsão orçamentária é de arrecadar R$ 1,26 bilhão no próximo ano com o imposto e 50% da receita são automaticamente repassados ao município onde o veículo foi licenciado.
Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível na página da Secretaria da Fazenda na internet.

Fonte:www.g1.globo.com

  "Click para curtiu a Olho Vivo Vistorias no Facebook?"