Previsão da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 1,46 bilhão com o IPVA (Foto: Secretaria da Fazenda de SC/Divulgação)

Os proprietários de veículos licenciados em Santa Catarina vão pagar um valor menor no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2015. Segundo a Secretaria estadual da Fazenda, o valor do imposto deve ficar em média 3,4% menor no estado. Este ano, o valor ficou em média 3,8% menor em relação ao ano anterior.
A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ao estado. A previsão da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 1,46 bilhão com o IPVA. Deste total, 50% serão repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.
Em Santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo. Atualmente, o estado conta com uma frota de aproximadamente 4,3 milhões de veículos. Conforme a Secretaria da Fazenda, o total tributado é de 2,9 milhões.
As datas de pagamento permanecem as mesmas. O proprietário do veículo pode quitar em cota única ou em três parcelas mensais consecutivas, sem desconto. Os vencimentos do IPVA dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento.
O IPVA pode ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC e Cecred. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, basta acessar a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda. 

 

Fonte: globo.com

 

www.olhovivovistorias.com.br