Já trouxemos para você algumas dicas para cuidar da beleza exterior do seu carro, bancos, odores, e por aí vai... Mas não podemos deixar de falar de como cuidar do motor do seu carro, afinal se ele não estiver funcionando direitinho de nada adianta um belo exterior!

É considerado o coração do veículo, e se ele estiver fazendo barulhos estranhos, expelindo fumaça pelo escapamento ou vazando óleo: atenção! Tem algo de errado... Para evitar que isso aconteça, cortar gastos desnecessários com mecânico e não ficar na mão quando mais precisar, confira e siga as dicas a seguir.

 

Óleo: refrigera, lubrifica e limpa o coração do carro

Ele é fundamental para que o motor funcione perfeitamente! A troca do óleo normalmente é  feita a cada 10.000 ou 15.000 km rodados, mas cada carro tem especificações próprias, então é recomendável que você cheque o manual do seu e siga as recomendações.

Atenção: verifique sempre o nível do óleo, com o motor frio, e não se esqueça de verificar também a condição do filtro do óleo!

Fique atento aos componentes do motor

As velas, os filtros de ar e combustível e o carburador, necessitam ser trocados dentro do período recomendado pelo fabricante, isso é essencial para manter o motor em bom estado de conservação e evitar o consumo elevado de combustível. Isso não significa que os outros componentes do motor tem menor importância, fique atento a todos! 

Atenção: o motor precisa de água no sistema de arrefecimento, e também de m aditivo para conservar as peças, prolongue assim ainda mais a vida útil do seu motor.

Combustível de qualidade e vida útil do motor: diretamente ligados!

Usar um combustível de qualidade, fornecido num posto de confiança, garante que o funcionamento do seu motor mantenha-se impecável. A gasolina aditivada, inclusive, traz detergentes especiais que auxiliam na limpeza do sistema de injeção.

Atenção: o seu motor é mais potente? Recomendamos a gasolina Premium!

Superaqueceu? Para imediatamente! 

Às vezes o motor do carro chega num estado de superaquecimento, pode ser falta de água ou então a temperatura externa que acaba influenciando. Caso isso aconteça com você, pare imediatamente!  Dirigir com o motor nessa situação pode causar sérios danos ao veículo. 

Atenção: Pare, espere o carro esfriar e confira o nível de água, se o nível estiver baixo complete, espere o carro esfriar completamente, e volte a dirigir.

Aquela visitinha ao “médico”

Para que seu carro esteja sempre com o motor tinindo, é importante que você faça revisões periódicas com seu mecânico de confiança. Assim o desempenho do veículo será sempre o mesmo de quando ele chegou até você! 

Atenção: antes de uma viagem mais longa leve sempre o seu carro para passar por uma revisão com seu mecânico de confiança.

Nós da Olho Vivo Vistorias temos pelo seu carro o mesmo carinho que você! Então confira semanalmente as dicas para que seu veículo fique sempre no melhor estado que ele pode estar. Vai comprar seu carro? Já comprou? Confira os serviços que nós oferecemos para você.

Olho Vivo Vistorias para você

Já comprou o seu carro? Faça conosco a Vistoria de Transferência, que é necessária para os tramites de transferência e regularização do seu veículo. Quer assegurar que fará a compra ideal? Faça conosco a Vistoria Preventiva/Cautelar é mais segurança para que você não adquira um carro double ou com adulterações nas numerações do chassi, motor, cambio ou pontos de identificação. Traga ele para a Olho Vivo Vistorias que analisaremos para você!

 

Sobre a Olho Vivo Vistorias

Em 2008, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu novos critérios para a realização de vistorias de regularização e transferência de veículos automotores. Com o objetivo de atender à demanda proveniente da regulamentação e do aquecimento no comércio de veículos, nasceu a Olho Vivo Vistorias, uma rede de franquias prestadoras de serviços na área de vistorias automotivas.

Com sede em São José do Rio Preto (SP), a Olho Vivo Vistorias atua no mercado de franquias há seis anos e foi fundada por profissionais com larga experiência no segmento e em franchising, responsáveis pelo posicionamento, expansão e consolidação de grandes marcas em todo país. Possui cinco unidades próprias, além de 130 unidades franqueadas, atendendo mais de 300 municípios por todo o Brasil. A empresa tem certificação ISO 9001:2008 e sistema de franchising consolidado, além de ser filiada a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

 

Por Laura Silva Ratto Soares

Foto: Internet