DESCANSAR A MÃO NO CÂMBIO

Além de não ser seguro dirigir apenas com uma das mãos no volante, o peso sobre a alavanca força as engrenagens do sistema. "Os danos são o desgaste prematuro de componentes da caixa de câmbio, afetando as trocas de marchas", diz Antônio Fiola, do Sindirepa-SP (sindicato dos reparadores). Segundo Fernando Fuzita, da Cartec Mecânica, um serviço de recuperação da caixa de marchas de um carro manual custa cerca de R$ 1.200,00.

 

SEGURAR O CARRO EM SUBIDAS USANDO EMBREAGEM E ACELERADOR

Muitos motoristas têm orgulho de conseguir controlar o carro em aclives utilizando os pedais de embreagem e aceleração. Contudo, essa manobra aumenta o desgaste do carro. A peça que mais sofre é o disco de embreagem: se houver quebra, será difícil engatar as marchas. No caso dos carros automáticos, deixar o veículo parado na ladeira usando apenas o câmbio na posição "Drive" sobrecarrega o sistema o prejuízo em caso de defeito pode passar dos R$ 4.000. Nas duas situações, a regra é sempre manter o pé no freio ou deixar o freio de mão puxado quando o veículo estiver parado.

 

PASSAR DE LADO POR LOMBADAS

O movimento de torção da carroceria que ocorre ao passar na diagonal por lombadas ou valetas pode causar folgas e quebras em componentes da suspensão como buchas, molas e amortecedores. De acordo com Jair Silva, gerente de serviços da Nakata, a recomendação é ultrapassar a lombada em baixa velocidade, com as duas rodas dianteiras tocando simultaneamente o obstáculo. A substituição de um jogo de buchas custa de R$ 500 a R$ 1.300,00.

 

GIRAR O VOLANTE ATÉ O FIM DO CURSO E FORÇÁ-LO AO MANOBRAR

Se o carro for equipado com direção hidráulica, há desgaste da bomba de direção e de seus retentores. Em carros equipados com assistência hidráulica, dá para ouvir um ruído quando o volante é esterçado até o fim do curso. O barulho indica que o motorista está aplicando força demais na manobra. Ao sentir que o volante chegou até seu batente, o motorista deve aliviar um pouco a força antes de colocar o carro em movimento.

 

ESTACIONAR COM O PNEU ENCOSTADO NA GUIA

Se o choque ocorrer de maneira frontal contra a guia, poderá ocorrer uma compressão excessiva da banda de rodagem e da lateral do pneu, danificando de forma definitiva sua estrutura. Os impactos podem causar bolhas e desbalancear às rodas, levando a vibrações no volante. Um jogo de pneus pode custar entre R$ 550 e R$ 1.200,00 dependendo das medidas.

 

USAR O FREIO EM EXCESSO

Além de consumir mais combustível, essa prática aumenta o desgaste de pastilhas e discos de freio. O ideal é antever manobras (paradas no semáforo, por exemplo) e usar reduções de marcha para diminuir a velocidade. Outra prática arriscada é frear violentamente quando se está fazendo uma curva, pois o carro pode patinar ou rodar na pista. Se o motorista sentir que está perdendo o controle do veículo nessa situação, é sinal de que está mais rápido do que deveria.

 

DESCER AS LADEIRAS EM PONTO MORTO

Essa é uma prática antiga e desnecessária, além de arriscada. Além de não economizar combustível, há aumento no desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Pode ocorrer também a fadiga do sistema, com superaquecimento e perda de eficiência. 

 

PISAR NA EMBREAGEM SEM MOTIVOS

Além de segurar o carro nos aclives, outro vício comum é descansar o pé esquerdo na embreagem, que só deve ser acionada na hora de fazer as trocas de marchas. Para prolongar a vida útil do conjunto, o correto é pressionar o pedal até o fundo e soltá-lo de forma suave.