Dirigir um carro automático parece algo complicado e tem sido cada vez mais comum acidentes envolvendo esses veículos em Santos. O último episódio ocorreu na quinta-feira, quando uma mulher de 70 anos perdeu o controle do veículo, atingiu outros oito carros e atropelou duas pessoas. O acidente ocorreu dentro do estacionamento de um hipermercado no Boqueirão.

O caso da última quinta-feira reacende uma discussão: será que estes carros são mesmos seguros? Segundo Roberto Manzini, fundador e diretor do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, pela prática em carros manuais, os acidentes geralmente ocorrem porque, como os carros automáticos não possuem embreagem, os condutores acabam se confundindo com os pedais. “Isso é muito comum. E os riscos podem ser o descontrole do veículo, acarretando em acidentes”.

Outros dois casos inusitados foram flagrados pela Reportagem no ano passado. Em 6 de dezembro, uma mulher de 65 anos invadiu uma farmácia na Avenida Dino Bueno, na Ponta da Praia, em Santos. Por sorte, ninguém ficou ferido. Na ocasião, a condutora do veículo afirmou à polícia ter se confundido com os pedais e, ao invés de frear, acelerou, invadindo o comércio.

 

Após perder o controle, a motorista de um veículo automático invadiu uma farmácia localizada na Ponta da Praia
Um mês antes, também em Santos, um motorista que dirigia um carro automático perdeu o controle da direção durante a manobra. Ele estava no mezanino de um prédio e quase despencou para o térreo, ficando pendurado na lateral do edifício. O acidente ocorreu em um condomínio na Rua Nabuco de Araújo, no Embaré.

 

Já no Embaré, motorista ficou pendurado no mezanino de um edifício após fazer manobra em garagem

 

Dicas

 

O segredo para que episódios como esses não se repitam, segundo Manzini, é ter conhecimento do sistema operacional do carro antes da migração do sistema de transmissão mecânica para a automática. “A primeira regra seria ler o manual. Em segundo lugar, sempre, ao iniciar a manobra, utilizar somente o pé direito, soltando-o gradativamente do freio e, somente após isso, utilizar o mesmo pé para acelerar aos poucos”, explica.

 

Apesar dos últimos registros, para o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária, Gerson Burin, dirigir um carro automático é muito mais fácil do que conduzir um veículo manual. ”Na há segredo em dirigir um carro automático. Pelo contrário. E é por isso que a maioria dos motoristas busca esse tipo de veículo, pela facilidade de condução”.

 

Assim como Manzino, Burin recomenda aos motoristas que leiam os manuais de instruções dos veículos e busquem instruções adicionais nas revendedoras. “Além de tirar dúvidas, a realização de um test drive antes da compra também é muito bem-vinda. Isso, sem dúvida, auxiliará o motorista na melhor forma de conduzir veículos automáticos”.

 

No carro automático, mudança de marcha só é necessária para para estacionar o veículo ou dar marcha à ré
Utilize o câmbio automático corretamente

 

Apesar dos riscos, o câmbio automático não é um bicho de sete cabeças. Na prática, o grande diferencial é a ausência da embreagem. Ou seja, com um carro automático você não precisará usar mais o pé esquerdo. Nesse caso, assim como no carro manual, apenas o pé direito é utilizado nos pedais de freio e do acelerador.

 

Dentro do carro, para acionar a ignição, o motorista deverá pisar no pedal do freio, para liberar o engate e mudar o câmbio da posição P (Park) para a posição D (drive). Só depois disso, o condutor poderá, então, soltar o freio de mão.

 

Para engatar a marcha à ré (R), segundo Burin, o carro deverá estar totalmente parado. O condutor também deve apertar o botão de travamento, um mecanismo de segurança do veículo. “Jamais troque a marcha com o carro em movimento. Isso pode comprometer a vida útil do sistema de transmissão”, recomenda.

 

Já para subir ladeiras muito íngremes, o motorista deve engatar manualmente a marcha 1 ou L (low), que é a marcha de maior força do automóvel. Ela também pode ser usada para subir rampas quando o veículo estiver parado.

 

Entenda os comandos do câmbio automático:

 

P – Park: para estacionar. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha à ré.
N – Neutral: neutro, o popular ponto morto.
D – Drive: para andar com o veículo para a frente.
4-3-2-1 (L): posições que podem ser usadas em subidas e descidas íngremes, evitando que o carro mude as marchas constantemente. 

 

Fonte: www.atribuna.com.br

 

www.olhovivovistorias.com.br